Pela música, uma possibilidade de futuro

4 de outubro de 2011
Por Luísa Vianna

Quando se pensa em um grupo de mais de cem crianças é fácil imaginar risadas altas, gritos animados, muita bagunça e correria. No entanto, no Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP), o que domina o ambiente é o som de flautas, piano e vozes muito afinadas. Sem deixar de lado as brincadeiras, essas crianças e jovens de 8 a 19 anos dedicam-se a um vasto repertório musical, que vai da música sacra à popular brasileira. O processo de seleção é rigoroso, mas compensador: boa formação, amparo social e participação em turnês internacionais, que lhes proporcionam experiências inéditas e a perspectiva de qualificação profissional no mundo da música.



A seleção


Todos os anos, durante os meses de agosto e setembro, crianças entre oito e nove anos são testadas para ingressar no curso dos aprendizes. Durante um ano, os selecionados estudam canto, teoria musical, ritmo, leitura de partituras e flauta doce. A professora de canto reúne todos os candidatos a cantores em uma fila silenciosa, porém agitada, antes de levar as crianças aos andares superiores onde têm aulas três vezes por semana. Ao final do curso, os mais talentosos são escolhidos para integrar o Coral dos Canarinhos de Petrópolis e o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, onde continuam sua formação musical. Desde os primeiros meses de estudo, os alunos e cantores são acompanhados de perto pela professora de técnica vocal, Cláudia Ribeiro.

O coro dos meninos foi fundado em 1942 pelo frei alemão Leto Bienias e, assim como o coral das meninas, fundado em 1988, é instrumento de inclusão social. O IMCP atende a mais de 150 crianças e adolescentes, a maioria vindas da rede pública de ensino. Além de receberem excelente formação musical gratuita, os alunos não precisam pagar nenhuma despesa em turnês e também recebem alimentação (nos dias de atividade), uniformes, material didático e seguro de vida e saúde. Ao chegar ao ensino médio, os cantores dos dois coros têm direito a uma bolsa de 50% na mensalidade do colégio particular Bom Jesus Canarinhos, que leva o nome do coro embora seja uma instituição independente.

Em 2010, 17 novas crianças entraram nos coros: 10 meninas e sete meninos. O dever principal dos dois coros é cantar em cultos católicos, por isso a cerimônia de acolhimento dos novatos é sempre realizada na Igreja do Sagrado Coração de Jesus em Petrópolis. As crianças recebem as boas-vindas dos maestros Marcelo Vizani Calazans e Marco Aurélio Lischt e passam a usar suas vestes oficialmente.



Nas turnês, caminho aberto à profissionalização


Os dois coros se destacam pelo alto nível musical e preparo técnico. Além de apresentações ao lado de grandes orquestras e dos 16 álbuns gravados, destacam-se as viagens por todo o Brasil e para países como Estados Unidos, Venezuela, Portugal, Itália e Alemanha. Agora, em meados de setembro, os meninos partiram em mais uma turnê internacional que abrange Alemanha, Áustria e República Tcheca. Estas viagens lhes dão oportunidade de entrar em contato com culturas diferentes sem nenhum custo para suas famílias.

Victor Antônio de Jesus, 17 anos, entrou nos Aprendizes aos 9 e faz parte do coro dos meninos há quase oito. “Foi a melhor coisa que aconteceu comigo”, conta Victor, que quer fazer faculdade de música e se tornar maestro. “O coral me ensinou muita coisa. Eu era uma criança distraída, depois que eu entrei no coral ganhei disciplina e concentração. Além disso, a música passou a ser parte da minha vida. Acho até que posso dizer que, hoje, ela é a minha vida”. Entrevistado pouco antes da viagem de setembro, Victor disse que seria a primeira grande turnê desde que ingressou no coro e que não tinha palavras para descrever sua ansiedade. “É uma oportunidade que meus pais não poderiam me proporcionar, é única, por isso estou muito feliz”. Ramon Theobald, 18, integrante do coro, já seguiu os caminhos da música. Teve aulas particulares de piano com o maestro do coro dos meninos, Marco Aurélio Lischt, que escolhe os cantores mais talentosos e interessados para orientá-los e intensificar seus estudos. Atualmente, faz o curso de bacharelado em piano na Universidade Federal do Rio de Janeiro e toca acompanhando o coral em concertos e nas missas de domingo, um dever divido entre os dois coros do IMCP.

Busca Cadernos

Loading

Quem somos

Minha foto
Cadernos de Reportagem é um projeto editorial do Curso de Comunicação Social da UFF lançado em 3 de outubro de 2010.
 
▲ TOPO ▲
© 2014 | Cadernos de Reportagem | IACS